Investimentos
Obras no lote 6 da BR-116 serão retomadas
Trecho era o único que tinha a duplicação paralisada; já os quatro segmentos da Zona Sul têm previsão de conclusão em 2024
Foto: MTransportes - Contrato foi assinado pelo governo federal
Único trecho remanescente com obras paralisadas, na quarta-feira (25) foi assinado pelo governo federal o contrato para a retomada da duplicação do lote 6 da BR-116. O segmento entre Cristal e São Lourenço do Sul terá um investimento de R$ 134,9 milhões para a intervenção em 8,38 quilômetros com prazo de conclusão de 36 meses. O recurso faz parte de um pacote de investimentos da União de R$ 800 milhões para melhorias em rodovias gaúchas. Para a conclusão total da duplicação da via entre Pelotas e Guaíba restam 46 quilômetros.
Do total de 26 quilômetros do lote 6, 17,3 já foram duplicados e estão com tráfego liberado, restando 32,6% do trecho a duplicar, no segmento do quilômetro 422,3 ao quilômetro 430,68. Conforme o Ministério dos Transportes, todos os demais lotes já estavam com as obras em andamento e com os recursos garantidos. Ainda na Zona Sul, os lotes de 7, 8, 9 e 10 têm previsão de conclusão para o final de 2024. Desses, o trecho 7 é o mais próximo de ser finalizado e o 10 mais atrasado.
Em obra há 11 anos
Sendo o principal acesso à região Sul e ao Porto de Rio Grande, considerada um dos principais corredores de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul, a duplicação da BR-116 está em andamento há 11 anos.
Reivindicações da Zona Sul
Um dos deputados federais que representam a Zona Sul, conforme Alexandre Lindenmeyer (PT), além da duplicação da BR-116, outras reivindicações de infraestrutura que necessitam de aporte foram apresentadas ao governo federal. Dentre as principais estão o lote 4 da BR-392, a travessia a seco entre Rio Grande e São José do Norte e a ponte sobre o canal São Gonçalo. Todos em fase de projeto, mas ainda sem previsão de obras.
De acordo com o deputado, outra questão levantada foi a recuperação da eclusa da Lagoa Mirim, que fornece água potável para Rio Grande e Pelotas, sendo considerada fundamental para a irrigação. Lindenmeyer diz também que o Ministro Renan Filho teria marcado uma nova reunião para a avaliação dos projetos que estão em andamento e buscar tratar as demandas conforme as urgências da região. "A fim de suprir o déficit de investimentos na Metade Sul nos últimos anos".
Outras rodovias do pacote de investimento de R$ 800 milhões
Adequação e reabilitação da Ponte Fandango na BR 153, em Cachoeira do Sul
Fundamental para o escoamento da safra de arroz da região, a ponte foi interditada em 2021 por apresentar problemas estruturais, obrigando os produtores a utilizarem rotas alternativas mais longas, encarecendo o preço do frete do transporte. Serão investidos R$ 62,8 milhões.
Restauração da BR 290 e da BR 392
Contratação de empresas para elaboração dos projetos básico e executivo e execução das obras de revitalização das duas rodovias no Programa CREMA (2ª Etapa). Serão investidos R$ 240 milhões.
Duplicação da BR-386
Início das obras de duplicação da BR 386, entre Soledade e Fontoura Xavier, trecho rodoviário concedido à concessionária CCR ViaSul. Serão investidos R$ 340 milhões.
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